terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Trilhas de Ilha Grande

Pra quem gosta de fazer trilhas, desbravar terrenos e encontrar pequenas maravilhas escondidas entre montanhas e florestas, com certeza Ilha Grande é uma ótima escolha de turismo! Conhecida pelas belíssimas praias, entre as mais bonitas do Brasil, a região também possui trilhas dos mais diversos tipos e níveis de dificuldade, um prato cheio pra quem curte esse contato com a natureza.

Começando uma trilha, ainda na parte fácil!


Existem 16 trilhas principais pela ilha, que acabam conectando praticamente todas as vilas e principais praias e pontos turísticos. Porém não se engane, as distâncias são consideráveis entre elas e, em alguns casos, o nível de dificuldade faz com que a duração de um trecho seja alta. Portanto, é importante escolher qual deseja fazer sempre baseado na sua própria capacidade física, no tempo que possui e também nas condições meteorológicas. Com relação a esse último quesito, a melhor coisa a se fazer é perguntar ao pessoal da vila qual o estado das trilhas: as vezes quando chove muito, algumas delas não são recomendáveis. 

Nas trilhas que acabam em praias, também é possível retornar ao local de partida utilizando um táxi boat, caso você esteja muito cansado ou simplesmente queira economizar o tempo do retorno. 

Se sua vibe não for muito de trilhas, você pode usar o táxi boat na ida e na volta e simplesmente curtir as praias também!

Mapa com as 16 trilhas, mostrando distâncias, duração e nível de dificuldade. (Fonte: Loucos por Praia)

Falando um pouco sobre as trilhas, uma que me chamou a atenção foi a T14. Apesar de estar marcada como nível pesada, devido a distância e tempo de duração, essa é a única trilha aberta da trilha. Ela foi feita para permitir a passagem de carros entre a Vila de Abrãao e campus da UERJ, que fica em Dois Rios, portanto não necessita passar em fila indiana subindo e descendo pedras. Além disso, é uma das mais seguras em épocas de chuva. Mas como possui uma subida intensa, exige bom preparo físico. 

Outra trilha interessante, porém recomendada só para os mais experientes e com bom preparo, é a T13. Essa trilha leva até o topo do Pico do Papagaio, um morro que permite uma vista privilegiada da ilha e, em dias claros, até da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Recomendado contratar um guia (existem diversos na vila). 

Vale a pena entrar no site de Ilha Grande e ler um pouco sobre as particularidades de cada uma das trilhlas, para poder descobrir aquelas que te interessam mais. 

Placas da trilha rumo a Abraãozinho

Dica bônus: para os com menos preparo físico, como eu, existe uma trilha que parte da Vila de Abrãao e leva até a praia do Abrãaozinho, chamada de trilha do Abraãozinho. Ela possui extensão de 1200 metros e leva em torno de meia hora pra ser feita. Ideal para você entrar no clima de trilhas porém sem se esforçar além do desejado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário